O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1 de maio em diversos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal, Rússia, e França, entre outros.
O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. É também considerado importante no dia 1 de maio relembrar a história, onde diversos trabalhadores lutaram, para hoje em dia as pessoas poderem usufruir dos benefícios.
Origem do Dia do Trabalho
Até o ano de 1886, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos, apenas trabalhavam. Mas no ano de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho, e nesse mesmo dia teve uma greve geral nos Estados Unidos.Três anos depois, foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e um anos depois a Rússia fez o mesmo.
No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.
Retirado de http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-trabalho/
Aconteceu exatamente assim:
ResponderExcluirQuando os professores da rede estadual acreditaram que no Dia do Trabalhador receberiam a correção de salário, considerada adequada pelo Ministério Público e enviada a notícia aos jornais importantes do estado, logo perceberam que havia algo de entrelinhas: A base do salário proposto pelo governo e assinado pelo MP era destinado a 40 horas semanais e assim fere o professsor que atende uma turma por turno. Este receberá exatamente a metade deste valor. Assim as manchetes que "gritam" o piso pago aos professores! Não passa de uma forma de enrolar a população, que pensará:
Estes professores só querem greve! Receberam este salarião e continuam reclamando...
O que fazer?